• Dr Caio Catalani

Anti-inflamatórios podem favorecer alguns tipos de alergias em Pets


Apesar de se tratar de uma ferramenta de grande utilidade para o clínico veterinário, os anti-inflamatórios podem estar envolvidos com o aumento da ocorrência de casos de alergias.

A grande maioria dos anti-inflamatórios não esteroidais, os chamados AINES, atua através da inibição de uma enzima, a cicloxigenase (COX) que é responsável pela formação de importantes mediadores biológicos responsáveis pela inflamação. A inibição farmacológica da COX pode causar alívio aos sintomas da inflamação e da dor.

De acordo com uma pesquisa publicada em um importante periódico de alergologia, o JACI in Practice, a prevalência de doenças alérgicas dobrou nos países desenvolvidos nas últimas décadas. De acordo com o estudo, os fármacos inibidores da COX aumentaram as doenças alérgicas em ratinhos, aumentando a sensibilização alérgica. Após receberem a medicação, os ratinhos foram expostos a determinado alérgeno inalante e apresentaram maior número de células inflamatórias além de aumentarem a expressão de proteínas (interleucinas TH2) ligadas à alergia, quando comparados com ratinhos tratados com placebo.

Como conclusão do estudo, a inibição da COX aboliu a tolerância imunológica suprimindo a sinalização da PGI2 (prostaglandina-12), uma "proteína do bem" em termos de alergias, e que o uso clínico de drogas inibidoras da COX pode aumentar o risco de desenvolver doenças alérgicas.


Referência:

http://www.jacionline.org/article/S0091-6749(14)00806-9/abstract

#antiinflamatorio #prostaglandina #tolerância

8 visualizações

Atendimento e contatos

Horário de atendimento:

Atendemos de segundas à sextas das 8:00 h às 18:00 h e aos sábados das 9:00 h às 14:00 h.

 

Todas as consultas de especialidades são previamente agendadas. Para marcações, utilize um de nossos canais de atendimento:

 

Fone: (13) 3061-2414

WhatsApp: (13) 97415-3787

Endereço: Rua Frei Vital, 05 | Embaré | Santos | SP | 11025-090

Se preferir, envie-nos um email

© 2020 Allergen®. Todos os direitos reservados.