• Dr Caio Catalani

Avanços em pesquisas prometem tornar as "vacinas alergênicas" ainda mais eficazes no trata


A cada dia a imunologia apresenta novas descobertas com relação ao conhecimento sobre o intrincado funcionamento do sistema imune. Recentes descobertas a respeito do funcionamento das células imunitárias estimulam os pesquisadores a utilizá-las no tratamento mais eficiente das infecções e das alergias.

Recentemente novas descobertas sobre uma célula regulatória chamada Tr1, responsável por auxiliar no controle (supressão) de certas respostas imunes prometem melhorar o tratamento das alergias.

Um estudo publicado no periódico Nature Communications, explica como uma enzima chamada ITK desempenha um papel crucial no desenvolvimento das células Tr1 durante a resposta imunológica. Num segundo experimento, os pesquisadores identificaram uma segunda enzima chamada IRF4, que atua como um fator de transcrição que regula a expressão de uma série de genes e revelou-se chave para controlar se as células Tr1 se desenvolveram.

No campo da alergologia, o conhecimento sobre tais enzimas oferece uma oportunidade de manipulação do desenvolvimento de células Tr1 permitindo para aprimorá-las para tratar alergias mais eficientemente.

Isso pode significar um "plus" no emprego imunoterapia com alérgenos (“vacinas alergênicas”) num futuro próximo.

A imunoterapia com alérgenos já é utilizada em medicina veterinária há décadas para tratar alergias de causa atópica. Funciona através da exposição do paciente a doses crescentes de um ou mais alérgenos envolvidos na doença, ao longo de um período de vários meses. Uma vez que as alergias são causadas por uma resposta imune hiperativa aos alérgenos, o tratamento funciona porque induz as células Tr1 o que ajuda a suprimir o sistema imunológico reduzindo a resposta alérgica.

O Instituto Veterinário de Alergia e Imunologia – Allergen® é referência no Brasil no emprego da imunoterapia com alérgenos para o tratamento das alergias de cães em gatos tendo tratados centenas de animais com ótimas respostas clínicas desde sua fundação.

Saiba mais no site do Instituto Allergen®



1 visualização

Atendimento e contatos

Horário de atendimento:

Atendemos de segundas à sextas das 8:00 h às 18:00 h e aos sábados das 9:00 h às 14:00 h.

 

Todas as consultas de especialidades são previamente agendadas. Para marcações, utilize um de nossos canais de atendimento:

 

Fone: (13) 3061-2414

WhatsApp: (13) 97415-3787

Endereço: Rua Frei Vital, 05 | Embaré | Santos | SP | 11025-090

Se preferir, envie-nos um email

© 2020 Allergen®. Todos os direitos reservados.