top of page
  • Dr Caio Catalani

Atopia canina: sinais e sintomas

Atualizado: 27 de set. de 2022



A atopia canina é a doença alérgica mais frequente nesta espécie, ao lado da alergia à salive de pulgas. O diagnóstico é complexo mas há indicativos de que seu cão possa sofrer deste mal. Mas sempre o diagnóstico deve ser confirmado pelo seu veterinário!

P: Quais os sintomas da doença em cães?

R: Principalmente a coceira. O ato de coçar leva o cão a ser machucar e então podem surgir lesões, feridas ou perda de pelos.

P: Todo cão que coça tem DAC?

R: Não. Antes de confirmar o diagnóstico de DAC o veterinário precisa excluir outras causas de coceira como sarnas, alergia à picada de pulgas e outras doenças dermatológicas pruriginosas não alérgicas.

P: Existem raças mais propensas a serem atópicas?

R: Certamente. por ser uma doença genética algumas raças e algumas linhagens podem trazer os genes defeituosos através das gerações.

As principais raças são Shih Tzu, Maltês, White West Highland Terrier, Pug, Labrador e Golden Retriever. Estas são as raças com maior incidência de casos o que não quer dizer que outras raças não sofram da doença também.

P: Como posso suspeitar se meu cão sofre de DAC?

R: Utilize estas dicas:

1- Aparecimento dos sinais antre 1 e 3 anos de idade 2- O cão que vive maior parte do tempo dentro de casa 3- A coceira diminui bastante com o uso de medicamentos corticóides 4- A coceira é o primeiro sinal, e só depois surgem as lesões 5- Patas dianteiras afetadas (o cão lambe ou mordisca as mãos) 6- Ambos os ouvidos inflamados

Se ele tiver a maioria destes critérios ele pode sofrer de DAC. Neste caso procure seu veterinário para que ele confirme o diagnóstico excluindo outras doenças pruriginosas (que também causam coceira) que podem se confundir com a DAC.

P: Quais as regiões do corpo onde geralmente a DAC manifesta as lesões?

R: As manifestações variam de acordo com a raça, a fase e a duração da doença, entretanto, como regra geral as lesões podem acometer principalmente as patas (especialmente as dianteiras), os ouvidos, dobras dos braços, axilas, ventre e, em alguns casos, ao redor dos olhos e lábios.

*** Consulte sempre o veterinário de sua confiança ***

bottom of page