top of page
  • Dr Caio Catalani

O maior inimigo das alergias em cães e gatos: ácaros

Atualizado: 27 de set. de 2022



Ao termos trazido cães e gatos para dentro de nossos lares, os expusemos aos principais causadores das alergias: os ácaros da poeira!

Cães e gatos, hoje, fazem parte da nossa família. Com eles dividimos nossos dias e o nosso lar. Infelizmente essa mudança cultural em relação aos pets, trouxe a eles os mesmos problemas de alergias que acometem os humanos. A exposição frequente aos irritantes existentes no interior de nossas casas, especialmente aos ácaros de poeira, é a principal razão pela sensibilização de cães com dermatite atópica e gatos com alergias cutâneas e asma.

Pelo fato dos ácaros da poeira serem microscópicos os tutores não imaginam o quão danosos eles podem ser aos nossos amigos de pelos.

Na verdade, os alérgenos (agentes causadores das alergias) mais comum em cães, gatos e humanos são os ácaros da poeira. Qualquer pessoa alérgica a eles pode atestar os malfadados sintomas associados a eles. Da mesma forma, a domesticação de cães e gatos, trazendo-os para dentro de nossos lares e camas, também acabou por sensibilizá-los a este alérgeno tão comum.

Para você que tem algum pet alérgico, aqui vão algumas perguntas e respostas sobre o assunto:

ONDE PODEMOS ENCONTRAR OS ÁCAROS DA POEIRA?

Os ácaros da poeira (Dermatophagoides farinae, Dermatophagoides pteronyssinus e, no Brasil, também a Blomia tropicalis) residem em tecidos como carpetes, cobertores, estofamentos, colchões, travesseiros, etc, mas especialmente em camas e nos sofás é onde os encontramos em maior quantidade. Eles preferem determinadas temperatura e umidade para se reproduzir. Durante o sono nós os provemos de tudo o que mais gostam como calor, ar úmido da nossa respiração, um ambiente escuro e o mais importante: nossos restos de pele morta! Isso mesmo, os ácaros da poeira se alimentam de restos de descamação de nossa pele, além de bactérias e fungos presentes no ambiente.

Há estudos que indicam que eles prefiram as descamações de peles de indivíduos atópicos pois as gorduras existentes neste tipo de pele é diferente da pele de indivíduos sadios.

Assim como os humanos, os cães podem se tornar alérgicos a substâncias presentes nas fezes dos ácaros e em outras partes do seu corpo.

QUAIS SÃO OS SINAIS DE ALERGIA AOS ÁCAROS DA POEIRA EM PETS?

Geralmente este tipo de alergia não é constante, ou seja, não tem uma sazonalidade específica já que o animal está em contato com o ácaro o tempo todo; entretanto, podem haver épocas em que há picos de piora, em nosso país, especialmente em épocas de calor que favoreça aos ácaros.

Em cães podem estar presentes todos os principais sintomas da dermatite atópica canina, ou seja: coceira (generalizada ou limitada à face e às patas), infecções de pele recorrentes, inflamações de ouvido recorrentes ou seborréia.

Gatos podem apresentar lesões do chamado "complexo granuloma eosinofílico", coceira (especialmente pescoço e cabeça), acne no queixo, otite recorrente ou lesões nas patas ("pododermatites linfoplasmocíticas"), todos também associados a um provável quadro de atopia.

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS ÁCAROS DA POEIRA NAS ALERGIAS DE PETS?

De maneira geral 30 a 80% dos cães atópicos e gatos alérgicos exibem testes cutâneos ou de sangue positivos aos ácaros da poeira. Estes animais se tornam sensibilizados após um certo período de tempo habitando o ambiente interno de nossos lares.

QUAL A MELHOR MANEIRA DE DETERMINAR SE UM ANIMAL É ALÉRGICO AOS ÁCAROS DA POEIRA?

Uma vez que outras causas (como pulgas ou alergia alimentar) tenham sido descartadas, o alergista pode testar o animal através de diferentes testes alérgicos. O Instituto Veterinário de Alergia Allergen® é referência nos mais modernos testes alérgicos para cães e gatos, realizando testes intradérmicos, testes de puntura, testes de contato, além de testes sorológicos através do sangue.

É importante lembrar que os ácaros da poeira doméstica pertencem a mesma "família" de outros ácaros como Sarcoptes ("sarna comum"), Otodectes ("sarna de ouvido") e Cheyletiella ("caspa-ambulante"), além de outros tipos de "ácaros de estocagem" (p.s.: falaremos destes últimos em um novo post!). Assim, os ácaros da poeira doméstica podem "reagir" em animais sensibilizados aos outros citados. Por exemplo: um cão com sarna pode ter resultados falsamente positivos para ácaros de poeira. É por isso que os testes alérgicos devem ser realizados e interpretados por alergista veterinário, que detém o conhecimento para chegar ao correto diagnóstico!

QUAIS OS TRATAMENTOS PARA ALERGIAS CAUSADAS PELOS ÁCAROS DA POEIRA?

Uma vez que os ácaros da poeira habitam o ambiente domiciliar, é automático pensarmos em realizar um controle ambiental retirando tapetes e cortinas, aspirando a casa, expondo colchões e sofás ao sol, etc; infelizmente, estudos científicos demonstram que os benefícios de tais medidas são insuficientes para controlar a doença em cães e gatos.

Existem muitos tratamentos para o controle dos sintomas causados pela alergia aos ácaros da poeira como ciclosporina, corticóides ou oclacitinib, entretanto, têm efeitos colateriais a longo prazo além da não tratarem as causas diretamente.

Desta forma, o único tratamento específico para as alergias causadas pelos ácaros ambientais é a imunoterapia com alérgenos, popularmente "vacinas para alergia". O tratamento com estas vacinas é individualizado para cada paciente e, da mesma forma que os testes alérgicos, deve ser acompanhado pelo alergista veterinário que é o profissional capacitado para realizar a formulação correta da vacina e para ajustar o tratamento a cada paciente ao longo do tratamento.

Dr. Caio Catalani

Alergista Veterinário

bottom of page