
Ao trazer cães e gatos para dentro de nossos lares, expomos esses animais aos principais causadores de alergias: os ácaros da poeira. A convivência mais próxima com os pets acabou trazendo para eles as mesmas alergias que acometem os humanos, e a exposição constante aos ácaros, especialmente dentro de casa, é uma das principais causas de dermatite atópica em cães e de alergias cutâneas e asma em gatos.
Embora sejam microscópicos, os ácaros da poeira podem ser extremamente prejudiciais para os nossos amigos de pelos. Esses alérgenos são os mais comuns em cães, gatos e humanos. Quando os animais são expostos a esse alérgeno, especialmente em ambientes internos, eles podem desenvolver reações alérgicas.
Onde Podemos Encontrar os Ácaros da Poeira?
Os ácaros da poeira (Dermatophagoides farinae, Dermatophagoides pteronyssinus e Blomia tropicalis, no Brasil) residem principalmente em tecidos como carpetes, cobertores, estofados, colchões e travesseiros, sendo especialmente abundantes em camas e sofás. Esses ácaros se alimentam de restos de pele morta humana e animal, o que favorece sua proliferação, principalmente em ambientes úmidos e quentes.
Sinais de Alergia aos Ácaros da Poeira em Pets
Em cães, os principais sintomas incluem coceira (muitas vezes nas patas e face), infecções de pele recorrentes, inflamação de ouvido ou seborréia. Já os gatos podem apresentar lesões cutâneas no pescoço e cabeça, acne no queixo, otite recorrente ou pododermatites linfoplasmocíticas.
Qual a Importância dos Ácaros da Poeira nas Alergias dos Pets?
Estudos indicam que de 30% a 80% dos cães atópicos e gatos alérgicos têm testes positivos para ácaros da poeira. Esses animais se sensibilizam após um período de convivência com esses alérgenos, especialmente no ambiente doméstico.
Como Diagnosticar a Alergia aos Ácaros da Poeira?
Uma vez que outras causas, como alergia alimentar ou parasitas, sejam descartadas, o diagnóstico pode ser feito por meio de testes alérgicos. O Instituto Veterinário de Alergia Allergen® oferece os mais modernos testes alérgicos, incluindo testes intradérmicos, testes de puntura, testes de contato, além de testes sorológicos (análise do sangue do animal). Esses testes ajudam a identificar a causa exata da alergia e, assim, possibilitam um tratamento adequado, como a imunoterapia.
O Que é a Imunoterapia e Como Ela Funciona?
A imunoterapia é o tratamento mais eficaz para alergias causadas pelos ácaros da poeira. Com ela, o sistema imunológico do pet é "treinado" para tolerar os alérgenos ao invés de reagir com sintomas alérgicos. O tratamento é feito com vacinas personalizadas formuladas a partir dos alérgenos específicos que causam a reação no animal.
A imunoterapia é um tratamento gradual, começando com doses pequenas do alérgeno e aumentando progressivamente. Isso ajuda o corpo do pet a se acostumar com o alérgeno e reduzir as reações alérgicas ao longo do tempo. A administração dessas vacinas deve ser feita por um alergista veterinário, que ajusta o tratamento conforme a resposta do animal.
Como Controlar a Exposição aos Ácaros da Poeira?
Embora medidas como aspiração regular da casa, exposição ao sol de colchões e sofás e remoção de carpetes possam ajudar, estudos mostram que essas ações não são suficientes para controlar completamente a alergia em cães e gatos. Portanto, o tratamento com medicações como corticóides e ciclosporina pode aliviar os sintomas temporariamente, mas não atacam a causa da alergia.
A imunoterapia é a única solução que trata diretamente a causa da alergia, promovendo uma melhora duradoura na qualidade de vida do pet.
Conclusão
A alergia aos ácaros da poeira é um problema comum entre cães e gatos, mas com a combinação de diagnóstico preciso (através de testes alérgicos adequados) e o tratamento com imunoterapia personalizada, é possível controlar ou até eliminar os sintomas, proporcionando uma vida mais saudável e confortável para o seu pet.