top of page
  • Dr Caio Catalani

Vacinas contra as alergias em cães e gatos

Atualizado: 27 de set. de 2022





Seu cão sofre com problemas de pele? Se outras doenças de pele foram descartadas e o seu cão foi diagnosticado com dermatite atópica pelo seu veterinário - uma condição alérgica da pele frequentemente associada aos ácaros da poeira e pólens de plantas transportados pelo ar e presentes em nossos domicílios – você está diante de uma doença crônica, com poucas chances de cura, mas que cabe controle! Enquanto os medicamentos apenas controlam os sintomas associados à atopia (inflamação, coceira e infecções de pele), há um consenso internacional recomendando o uso da imunoterapia (“vacinas para alergias") nesta doença. Este tratamento é capaz de modificar o curso natural da doença alérgica e, como reconhecido recentemente pela medicina, pode até mesmo “curar” (Palomares, O. 15th Paul-Ehrilch-Seminar; 2017).

“Imunoterapia alérgeno-específica é o único tratamento capaz de curar as doenças alérgicas.” (Palomares, O. 15th Paul-Ehrlich-Seminar, 2017)

Você provavelmente conhece alguma pessoa que já foi tratada com “vacinas para alergia” para controlar seus próprios sintomas de alergia. Conhecida também como imunoterapia ou hipossensibilização, esta forma de tr


atamento também é eficaz para a maioria dos pets com dermatite atópica. A imunoterapia é um plano de tratamento seguro e eficaz, a longo prazo, que gradualmente aumenta a imunidade do seu animal para os alérgenos específicos que estão causando desconforto a ele.

Sim, as alergias tendem a ser um problema para a vida toda, mas com o uso da imunoterapia, as crises geralmente podem ser controladas. O tempo que leva para ver o alívio dos sintomas com o uso das vacinas varia de animal para animal. A maioria dos pacientes pode ver melhora em poucos meses (três a cinco meses); para outros pacientes, pode levar de seis a oito meses ou até mesmo um ano, para que ocorram melhorias significativas. Isso significa que pode ser necessário prescrever algum tratamento adicional para o conforto do seu animal, especialmente no início do tratamento. Isso é normal e até mesmo esperado: a maioria dos animais de estimação requer um protocolo de “alívio imediato” (incluindo banhos terapêuticos e nutracêuticos, ou mesmo medicações que re


duzem a inflamação), mesmo após iniciar um protocolo de dessensibilização. A dessensibilização obtida pela imunoterapia em animais de estimação é uma das melhores soluções de longo prazo para o gerenciamento da atopia. O objetivo da imunoterapia é reduzir, ao longo do tempo, a necessidade de medicações e aumentar a qualidade de vida do cão e sua família! Lembre-se sempre: alergias são incuráveis, mas controláveis! Alguns animais necessitam de tratamento para toda a vida, outros são capazes de interromper a imunoterapia após 3-4 anos sem recaídas.

A boa notícia é que cerca de 75% dos animais respon


dem bem à imunoterapia!

Outra boa notícia é que a imunoterapia é bastante segura e sem efeitos colaterais a longo prazo por não ser um medicamento! Falando nisso, o fato de não ser um medicamento, permite que seja utilizada junto com demais medicações sem que ocorram interações, ou seja, não interferem com quaisquer outros tratamentos, mesmo para alergia, ou vacinas de rotina que o animal necessite! Ou seja: vida que segue para os cães atópicos tratados com vacinas!

Quer saber se há indicação para este tipo de tratamento para o seu cão? Conheça o trabalho realizado pelo Instituto Allergen e agende uma consulta.


Ninguém entende melhor as alergias em animais do que nós.



bottom of page